Make de diva!!! Aprenda tudo sobre contornos e muito mais...



    Esse post será  dedicado totalmente para ajudar vocês a fazer uma make perfeita baseada nas makes das gringas.

Contornos:


Já se foi o tempo em que, para sair de casa, base, pó e corretivo preparavam bem a pele. Hoje em dia, a maquiagem serve não só para embelezar o rosto, mas também para corrigir alguns defeitinhos. Afinar o nariz, diminuir a testa e levantar as maçãs do rosto são algumas das correções que uma make bem feita pode conseguir. Entretanto, é importante levar em consideração o formato do rosto para fazer um contorno correto e deixar a produção ainda mais poderosa.

Corretivo e iluminador são essenciais para um contorno perfeito

Mesmo que não seja uma prática muito comum reparar no formato de rosto das pessoas, saber identificá-lo é o primeiro requisito para garantir uma make linda e condizente com as feições de cada um. Para cada configuração de rosto, com seus detalhes e particularidades, um diferente contorno deve ser feito. Os tipos mais comuns de serem encontrados são aqueles com formato oval, quadrado, triangular, triangular invertido e redondo.
Independente do feitio do rosto, é imprescindível ter um corretivo mais escuro que o tom da pele e um iluminador, peças-chave para uma maquiagem contornada bem feita. É o que explica o maquiador Rick Silva, do Studio de Beleza Sonia Nesi: "a regra básica é: o que você quer esconder deve ser contornado com o corretivo escuro e a parte que você quer mostrar, deve ser iluminada. Sempre usando o pincel e sem deixar divisões entre as cores. A maquiagem deve estar sempre uniforme".

Rostos ovalados são os mais fáceis de contornar

Rostos com formato oval são considerados pelos maquiadores como os mais fáceis de se produzir pois precisam de poucos truques e correções. Com linhas totalmente arredondadas, eles são caracterizados principalmente por serem sutilmente mais largos nas maçãs do rosto do que na parte da testa e do maxilar. "O rosto oval é um pouco mais estreito em direção ao queixo e muitas vezes é considerado como o formato ideal, uma vez que é favorecido por qualquer estilo", explica o maquiador.
Para quem se encaixa nesse tipo de rosto, que pode ser identificado em várias celebridades como Beyoncé, Jéssica Alba e Luana Piovani, é fácil embelezar ainda mais a produção, já que ele não requer grandes habilidades. A dica do profissional é usar o corretivo mais escuro para escurecer sob as maçãs do rosto e iluminar a área abaixo dos olhos e o eixo central da face, ou seja, a linha imaginária entre o queixo, o ossinho do nariz e a testa.

Como suavizar suas linhas marcantes em rostos quadrados

Os rostos com formato quadrado como os de Angelina Jolie, Alinne Moraes e Isabeli Fontana, por exemplo, podem ser identificados pela fisionomia larga e forte, com maxilar amplo e traços marcantes. Para esse tipo de rosto existem ainda duas variações: aqueles que são mais largos, fazendo o estilo completamente quadrado e os mais afilados, que lembram um retângulo.
Com o intuito de suavizar as linhas muito retas e angulares desse formato de rosto e criar uma aparência mais leve e delicada, o contorno com corretivo escuro e iluminador pode ajudar bastante. O segredo é escurecer as laterais da testa e do maxilar e iluminar o centro da testa e do queixo, além do topo do nariz.

Rostos triangulares possuem parte de baixo mais larga que a de cima

Como a nomenclatura sugere, esse tipo de rosto lembra a figura geométrica de mesmo nome, ou seja, a parte de cima do rosto é mais estreita, alargando-se na linha do maxilar. Essa configuração faz com que a base do rosto fique em evidência, aparência que às vezes não agrada quem possui esse formato de rosto, como Olivia Palermo e Kylie Jenner.
Para atenuar essa diferença, que traz a atenção da make para a linha dos lábios, o maquiador indica escurecer as laterais do maxilar com o corretivo mais escuro que o tom de pele. Já as áreas da testa, sob os olhos e o queixo ganham atenção especial com o iluminador.

Rosto com formato coração ou triângulo invertido: topo mais fino que a base

Esse formato é o oposto do triangular, ou seja, a linha da testa é mais larga do que a do maxilar e do queixo, que costuma ser mais alongado. Também conhecido como modelo coração, esse é o feitio do rosto de diversas famosas como Scarlett Johansson, Emma Watson, Flávia Alessandra e Giovanna Ewbank.
A ideia do contorno para esse tipo de rosto é suavizar a diferença entre a parte de cima mais larga e a de baixo mais afinada do rosto. Para isso, a dica do expert em maquiagem é usar o corretivo para escurecer as laterais da testa e o maxilar, dando a impressão de um rosto mais fino por inteiro. Já o iluminador deve ser aplicado na "zona T", atraindo a atenção para essa parte.

Rosto redondo: como afiná-lo com uma maquiagem contornada

Por último, o rosto redondo é aquele que não possui ângulos definidos. A tendência é que ele seja mais largo nas maçãs do rosto e nas bochechas e mais arredondado nas linhas da testa e do maxilar. Isis Valverde, Drew Barrymore e Miley Cyrus são algumas das celebridades que possuem essa configuração de rosto.
A maquiagem contornada para esse formato surge com o objetivo de fornecer uma sensação de altura ao rosto, fazendo com que ele pareça mais comprido e menos gordinho. Para conseguir isso, Rick aconselha que toda a lateral da face seja escurecida, optando por iluminar somente o eixo central.

 Contornos para nariz

Existem vários tipos diferentes de nariz e por isso mesmo há um jeito específico de contornar cada um fazendo sumir pequenas imperfeições. O que todos eles têm em comum é que apenas dois produtos são necessários para fazer a mágica acontecer: uma sombra marrom opaca e um iluminador. As correções são feitas através de um jogo de luz e sombra onde o pigmento escuro diminui a área indesejada e o iluminador destaca o que precisa ser aumentado. As aplicações dos dois cosméticos são sempre feitas em linhas retas, que devem ser esfumadas ao máximo logo depois para que o efeito fique natural.
O maquiador britânico Wayne Goss destacou seis tipos diferentes de nariz e revelou em seu canal no YouTube as dicas e segredos para aperfeiçoar a área. Descubra qual é o seu e ponha o truque em prática na próxima make.

Nariz largo

Esse tipo de nariz precisa escurecer os lados, aplicando a sombra marrom nas duas linhas laterais, desde o início das sobrancelhas até as narinas. Iluminar o osso central também ajuda e aumenta o contraste com a parte escurecida.

Nariz triangular

Quando o comprimento do nariz é fino, mas as abas são largas, o segredo é fazer uma linha de sombra marrom bem no início de cada aba – escurecer a área ajudará a reduzir a largura desta parte de baixo. Outro truque que vai disfarçar a diferença é iluminar as laterais superiores do nariz desde a linha das olheiras até o começo das sobrancelhas: isso vai deixar o topo mais largo.

Narizes tortos para o lado

Iluminar a lateral para a qual o nariz é torto e escurecer a parte oposta vai deixar tudo mais reto, já que o brilho ampliará o espaço de uma área e a sombra marrom vai encurtar a outra. Esses são alguns dos traços que mais precisam ser esfumados – para que a aparência fique natural, faça movimentos em círculos até a pigmentação ficar bem leve.

Nariz com a ponta arredondada

Quem tem um nariz de comprimento fino e uma espécie de bolinha na ponta, precisa escurecer as abas assim como foi ensinado no nariz triangular. Outra parte onde vale a pena espalhar a sombra marrom é nas laterais do topo do nariz, desde a linha dos olhos até o início da sobrancelha. Finalize iluminando apenas o meio do osso central para aumentar essa área.

Nariz com a ponta curvada para baixo

Este modelo de nariz costuma ter o centro bem alto e uma ponta mais caída. O que vai fazer a diferença é aumentar o topo do nariz, iluminando a área que começa entre as sobrancelhas e desce pelo centro até a linha dos olhos.

Nariz muito fino

Segundo Goss, este é o tipo mais difícil de corrigir e, para dar um pouquinho mais de destaque a este nariz, é preciso iluminar as laterais desde a parte interna das sobrancelhas até o início das abas.






fonte: Tudo sobre make

2 comentários:

  1. Eu tenho uma dificuldade enorme de acertar os contornos, mas com esse desenho que vc postou ficou muito mais claro e nada daqueles desenhos complicados que só profissionais entendem rsrs
    Adorei os esclarecimentos que vc deu :)

    ResponderExcluir
  2. Meu sonho é conseguir fazer todas essas coisas hahah Confesso que sou uma negação em makes e admiro muito quem entende e consegue colocar em prática.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.